domingo, 23 de novembro de 2014

FORTALEZA - CEARÁ

Neste post serei suspeita em cada palavra que eu escrever, pois trarei informações sobre a minha Terra Natal (FORTALEZA), aquela que espalho aos quatro cantos que amo e que tem um lugar especial no meu coração.

Fortaleza foi fundada em 13 de abril de 1726, ou seja, uma cidade com 288 anos (uma mocinha diante de outros lugares do Brasil). Não há como negar que minha cidade é rota turística e a cada ano recebe inúmeros visitantes em busca de sol e mar.

Pois bem, conhecida como Terra do Sol ou Terra da Luz, Fortaleza conta com dias de muito sol e calor por praticamente todo o ano, sem falar naquela brisa constante que ameniza a sensação térmica e nos convida a deitar numa bela rede e deixar o sossego tomar conta dos nossos pensamentos.

Fortaleza - (Vista da Praia de Iracema)

Fortaleza - (Vista da Praia do Mucuripe)

Pôr do Sol na Praia do Mucuripe

Fortaleza tem uma boa rede de hotéis, várias agências de turismo, boas programações além da praia e o melhor de tudo, possui moradores com um incrível senso de humor; Não é à toa que é conhecida como a Capital do Humor.

Para conhecer um pouco de sua história, você deverá fazer uma visita ao Centro da cidade, local em que encontrará alguns prédios com fachadas antigas, a histórica Praça do Ferreira, o Teatro José de Alencar, o Museu do Ceará, o Centro de Turismo do Ceará, o Passeio Público, o Forte de Nossa Senhora da Assunção, a Catedral de Fortaleza (incrível) e lógico, o Mercado Central com sua fabulosa variedade em artesanatos e especiarias locais.

Teatro José de Alencar (Imagem Google)

Catedral de Fortaleza

Mercado Central de Fortaleza

Pôr do Sol (vista para o Centro da cidade)

Bem próximo da região central de Fortaleza, você encontrará a Praia de Iracema com seus atrativos turísticos e belezas conhecidas nacionalmente. Ali você deverá fazer parada obrigatória no Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar, na Avenida Monsenhor Tabosa, na Ponte dos Ingleses (poderá ver um pôr do sol encantador), no Aterro da Praia de Iracema e seus ‘espigões’ que te levam a caminhar sobre o mar, na Estátua de Iracema, no Estoril, e se gostar de forró e show de humor, no Pirata Bar e Lupus Bier, respectivamente.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Imagem Google)

Passarela do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)

Pôr do Sol em Fortaleza

Espigão da Praia de Iracema

Praia de Iracema

Estátua de Iracema

No bairro mais a frente, o Meireles, você poderá seguir caminhando pela orla de Fortaleza e chegar à Feirinha da Beira-Mar, outro local com uma grande variedade de artesanato e souvenirs em geral. No Meireles está a maioria dos hotéis de Fortaleza, sugiro a hospedagem em algum deles; Como sou de Fortal, conto com a casa de mamãe e papai sempre de portas abertas me esperando. =D

Estátua de Iracema

Ainda na região da Avenida Beira-Mar, você poderá visitar um pequeno Jardim Japonês, o Mercado dos Peixes e realizar um passeio de escuna pela orla de Fortaleza que sempre ocorre às 10h00 ou às 16h00. Sugiro o horário de 16h00, pois poderá apreciar um belo pôr do sol no fim da tarde.

Passeio de Escuna

Passeio de Escuna - Vista Fortaleza

Passeio de Escuna - Vista Pôr do Sol

Passeio de Escuna

Preciso mencionar o quesito alimentação, sim, em Fortaleza você poderá saborear o melhor da comida nordestina e se deliciar com muitos frutos do mar e, sem dúvidas, não poderá cometer o erro de não provar o nosso famoso baião-de-dois. Um restaurante que gosto muito é o: Coco Bambu Frutos do Mar localizado na Avenida Beira-Mar. Também há o Centro das Tapioqueiras, local em que poderá encontrar tapiocas deliciosas e de diversos sabores.

Se for para falar de praia, então vamos falar da praia urbana que é frequentada pelos fortalezenses: a Praia do Futuro. Por lá você encontrará inúmeras barracas de praia com uma excelente infraestrutura cujo não precisará se preocupar em levar cadeira de praia ou guarda-sol. Dica: em Fortaleza, esqueça as tralhas que geralmente leva quando vai à praia de sua cidade, lá a nossa proposta de barraca de praia é bem diferente em relação à maioria dos outros locais do Brasil. Indico as barracas: CrocoBeach, Guarderia Brasil, Vojnilô Praia, Casa de Praia e Chico do Caranguejo.

Praia do Futuro

Praia do Futuro

O bairro em que cresci (a Barra do Ceará) foi o local onde Fortaleza nasceu e é o berço do Ceará. Lá é possível visualizar o mais belo pôr-do-sol da cidade e o encontro do Oceano Atlântico com o Rio Ceará. Infelizmente, não aconselho a visita ao local se não estiver acompanhado de algum morador da região (eu, por exemplo), pois atualmente o bairro figura a imagem de um dos mais violentos da cidade de Fortaleza.

Pôr do Sol na Barra do Ceará (Imagem Google)


No mais, Fortaleza oferece bons serviços e conta com um Aeroporto Internacional, vários mega shoppings (sim, já tiveram a ignorância de me perguntar se existia shopping em Fortaleza), grandes hospitais, a Arena Castelão (um dos estádios sede da Copa do Mundo de 2014) e é uma das maiores cidades do Nordeste com seus 3,597 milhões de habitantes.


OBS: Esse post foi dedicado apenas a cidade de Fortaleza, em breve farei uma postagem sobre as famosas praias do Ceará.


Gew.

Nenhum comentário:

Postar um comentário